Criar um Cartão de Visita no Word

O Cartão de Vista é um elemento essencial no estacionário de qualquer negócio; permite entregar o seu contacto a um novo cliente ao mesmo tempo que divulga os seus serviços, também é uma peça importante para reforçar o seu “branding”.

Crie os seus próprios cartões de visita utilizando o Microsoft Word e o nosso Modelo de Impressão.

No final deste guia terá os seus cartões feitos e prontos a imprimir.

1. Preparação e Material Necessário

Para este guia vamos criar o Cartão de Visita do Números e Rabiscos, pode facilmente alterar os conteúdos e cores para a sua empresa ou negócio.

Material necessário:

  • Ficheiro com o seu logótipo (preferencialmente com fundo transparente).
  • Modelo de Impressão de Cartões de Visita (obtenha-o clicando aqui) em PDF.
  • Microsoft Office Word (este guia utiliza o 2013, mas o processo é semelhante nas outras versões).
  • Dados principais a colocar no cartão (exemplo, pode diferir no seu caso):
    • Site da empresa
    • Serviços principais ou Slogan da empresa
    • Número de telefone principal
    • Endereço postal da empresa
    • Nome do titular do Cartão de Visita

Converter o PDF para Word

Primeiro faça aqui a transferência do ficheiro “Modelo de Impressão de Cartões de Visita”.

O nosso modelo de impressão pode ser aberto com o Word 2013, basta selecionar o ficheiro (.pdf), clique com o Botão Direito do rato e escolha a opção “Abrir com” e deverá aparecer uma lista com alguns programas, escolha o “Word”.

Será apresentado um aviso a informar que o ficheiro vai ser convertido, escolha “OK” e o ficheiro será aberto em modo de leitura, neste ecrã deve de escolher a opção “Ativar Edição” na barra amarela no topo do ecrã (pode ter que confirmar a conversão novamente, escolha “OK” nesse caso).

Método alternativo, PDF Online

Alternativamente pode utilizar o serviço gratuito http://www.pdfonline.com/pdf-to-word-converter/ para converter ficheiros PDF para Word, basta enviar o ficheiro (“Upload a file to convert”) e depois fazer o download em formato Word.

Limpar o modelo de impressão

Com o modelo aberto no Word pode encontrar as guias de corte e margens de segurança assim como as respetivas legendas; esta informação deve de ser eliminada (pode manter as guias para orientação, mas apague-as antes de enviar o ficheiro para impressão).

2. Criar a página frontal

Um cartão de visita deve de identificar facilmente a empresa e a marca que representa, por isso é comum ser utilizado um logótipo em destaque na “página” frontal do cartão.

Vamos começar por Inserir uma Caixa de Texto Simples (imagens abaixo).

2.1 Inserir 2.2 Caixa Texto

 

Agora vamos alterar as dimensões da Caixa da Texto para que fiquem dentro das margens de segurança.

2.3 - Dimensoes Caixa Texto

 

Dentro desta caixa vamos inserir o logótipo (Inserir Imagem) e centrar.
Pode reduzir a altura da caixa de texto para se ajustar ao seu logótipo.

2.4. Logotipo

 

Vamos criar uma nova “Caixa de Texto Simples” e vamos dimensionar novamente de forma a que fique com toda a largura da margem de segurança.

Dentro desta caixa de texto vamos escrever na primeira linha os nossos principais serviços (pode também colocar um slogan da empresa). Na segunda linha vamos indicar o nosso site para que os clientes possam obter mais informações sobre a empresa.

Utilize com segurança tamanhos de letra reduzidos, para este exemplo utilizei tamanho 9 para os serviços e tamanho 7 para o site. Tamanhos acima do 6 são geralmente legíveis após a impressão.

Extra: Se desejar pode decorar com uma linha entre o slogan e o site, para tal basta ir ao menu “Inserir”, escolher “Formas” e depois escolha a linha (está logo no inicio debaixo da categoria “Linhas”).

 

Organizar as Caixas de Texto

Construímos o cartão com caixas de texto pois estas permitem mover os itens facilmente caso pretenda realizar alterações. Agora é necessário organizar e esconder as caixas de texto.

Seleccione uma caixa de texto e escolha a secção Formatar que se encontra na área “Ferramentas de Desenho”.

2.5. Formatar

Agora vá a “Contorno da Forma” e escolha a opção “Sem Contorno”; isto vai esconder o contorno da forma e torna a nossa caixa de texto invisível (caso deseje pode fazer o mesmo ao preenchimento da forma, tornando o fundo transparente).

2.6. SemContorno

 

3. Verso do cartão e os contactos

Parabéns! A parte frontal está concluída, podemos agora passar ao verso do cartão de visita.

Nas costas do nosso cartão vamos colocar os nosso contactos principais, o nome do titular do cartão de visita e ainda um código QR

Uma nova caixa de texto

2.7. Caixa2Isso mesmo, crie uma nova caixa de texto (o mesmo processo utilizado anteriormente) e escreva os seus dados.

(preferencialmente um em cada linha, pode utilizar SHIFT+ENTER para usar uma quebra de linha em vez de parágrafo para que o texto fique mais próximo)

No nosso exemplo coloquei os seguintes dados:

António Pinto (Tamanho 14)
91 442 80 81
(Tamanho 14)
[email protected]
(Tamanho 8)

R. Sol Nascente 7 (Tamanho 6)
2500-298, Caldas da Rainha
(Tamanho 6)

Os tamanhos indicados são referências para este caso e para este tipo de letra, experimente com outras combinações.

DICA: Geralmente fica bem colocar o nome do tamanho do número de telefone; para isso altere o tamanho do tipo de letra do nome de forma a que este fique com dimensões próximas ao número (não convém mexer no tamanho do número mas sim do nome). Esta técnica nem sempre é possível com todos os nomes.

Lembre-se de remover os contornos da caixa de texto, e desta vez remova também o fundo/preenchimento da caixa.

Gerar um código QR com os contactos

Os códigos QR são uma forma moderna de passar rapidamente informação para dispositivos digitais, por exemplo telefones.

Sendo o objectivo de um cartão de visita passar os seus contactos, faz todo o sentido facilitar o processo aos seus clientes com um código QR, desta forma basta que leiam o código qr utilizando os seus smartphones e ficam logo com todos os seus contactos registados!

Para gerar um código QR podem utilizar vários serviços online gratuitos, eu utilizo o BeeTag, mas se preferir um em português (brazil) pode utilizar o e-lementos que é igualmente versátil.

(Fica prometido um artigo completo sobre códigos QR)

No gerador de códigos QR escolha o tipo vCard ou meCard (meCard talvez seja a melhor opção pois gera códigos mais compactos, mas tudo depende de caso para caso).
Tenha em atenção para não colocar demasiada informação, abrevie tudo o que for possível e coloque apenas o essencial; se o código for demasiado grande pode ser difícil de ler por dispositivos mais antigos ou limitados.

Deixe as configurações do código QR nas predefinições para aumentar a compatibilidade do seu código, pode alterar a cor do código se preferir, mas mantenha um bom contraste e um fundo branco (nunca coloque um fundo escuro com o código claro, isso irá tornar o código ilegível na maioria dos dispositivos).

Guarde/exporte o código (download) e passe ao próximo passo.

Inserir o Código QR no cartão de visita

Insira a imagem do código QR no documento e escolha que será posicionada à frente do texto.

2.8. Imagem a frente do texto

 

Dimensione a imagem (mantendo as proporções) de forma a que fique com um tamanho agradável; uma boa referência para o tamanho é a altura dos seus contactos.

Com as dimensões corretas, mova o código QR para o canto superior esquerdo, tenha o cuidado de o manter dentro da linha de margem “verde”, preferencialmente um pouco afastado.

2.9. Margens Topo

 

Colorir o fundo do cartão de visita

Está quase terminado, Parabéns!

Vamos agora dar mais cor e vivacidade ao nosso cartão colorindo o fundo do verso do cartão e alterando a cor do texto para ser mais legível.

No menu escolha o separado Inserir e depois “Formas”; selecione o Retângulo e desenho um retangulo de forma a tapar por completo o verso do cartão de visita (pode sair para fora, não há problema de ser maior do que o cartão).

2.10 Inserir Rect

No fim de criado, altere o preenchimento para a cor pretendida e coloque o contorno da forma “sem preenchimento”.

Agora faça clique com o botão direito do rato em cima do rectângulo e escolha Enviar para Trás, “Colocar por Detrás do Texto”; a forma deverá ter ficado no fundo do texto e do código QR.

Agora basta alterar a cor do texto dos contactos para uma que tenha bom contraste, neste exemplo escolhemos o branco.

2.11. Fim

 

3. Preparar para impressão

O cartão de visita está terminado, falta preparar para imprimir! O que é simples.

Remover as guias de corte e margem

Basta selecionar as linhas e carregar na tecla “delete” (apagar); repita esta ação em ambos os lados do cartão.

Gravar o ficheiro

Deve de guardar o ficheiro normalmente, em formato .docx, mas para enviar a uma gráfica deve de ser num formato “fechado” (quer dizer que não pode ser editado e que pode ser fácilmente visualizado).

No menu do Word, escolha Guardar como… e defina a localização onde pretende guardar o ficheiro.

No menu seguinte (onde lhe pedem o nome do ficheiro) escolha o Guardar como o tipo “PDF; Carregue no botão “Opções…” e selecione “em conformidade com a ISA 19005-1 (PDF/A)” isto é muito importante para garantir compatibilidade e qualidade no ficheiro final (ver imagem abaixo).2.13-Save

 

 

Conclusão

Foi um longo trabalho, mas já está feito, parabéns!

Tentei cobrir os passos principais mas sinta-se à vontade para alterar qualquer coisa, ou para adicionar detalhes ao cartão de visita, explore, é a melhor forma de aprender.

Se tiver alguma questão, dúvida ou sugestão, comente aqui que irei responder às suas dúvidas!

Deixo meu cartão de visita final , com algumas alterações relativamente simples de fazer.

 

 

Cartões de Visita