Branding, a criação de uma marca – Parte 1

Basta ler um artigo sobre marketing, ver qualquer documentário ou falar com alguém que tenha um negócio que irá aparecer o termo “marca” ou “branding”, há uma boa razão para isso: Se quer ter um negócio de sucesso, deverá ter uma marca de sucesso!

Numa série de artigos vamos explorar a construção de uma marca.

O que é uma marca (brand)?

Uma marca é a reputação de um negócio; esta é a resposta curta. É mais do que ter um bom produto e um serviço de excelência, é o que os seus clientes pensam de si e do seu serviço ou produto.

Ter uma marca de sucesso significa que os seus clientes confiam nos seus produtos e que irão confiar nos novos produtos que lançar. Uma marca bem construída e corretamente trabalhada leva a que as pessoas pensem na sua marca primeiro  por exemplo, se pensar em comida rápida irá pensar no MacDonalds.

Qualquer negócio, pequeno ou grande, pode beneficiar de uma boa marca e de uma boa identidade.

Como criar uma marca?

Já sabemos o que é uma marca, vamos então analisar o processo de criação.

Para criar uma Marca de Sucesso temos de ter uma estratégia bem definida; mas antes é necessário:

Definir a missão da marca; O primeiro passo, escolher qual é a sua missão, quais os objetivos da marca. Por exemplo a Michelin tem como missão “(…)contribuir para o progresso da mobilidade de bens e pessoas(…)” e para tal, desenvolve e fabrica pneus. A sua missão é a razão pela qual a marca existe, é uma das suas fundações.

De que forma quer a que  a marca seja reconhecida?Já sabe a sua missão, agora deve escolher de que forma pretende que os clientes vejam e se lembrem da sua marca. Pode ser uma marca formal ou mais divertida e próxima do cliente, a escolha é sua, independentemente do serviço ou produto que fornece.

Entender os clientes; Para quem está a comunicar?  Que problemas é que os seus clientes querem resolver quando pensam na sua marca?
Assim que entender os seus clientes coloque-se no lugar deles; O que é que você compraria? Porquê?
É imperativo conhecer o seu público. Não conseguirá construir uma marca de sucesso se não se conseguir relacionar com os seus clientes.

Criar um bom logótipo; Criar um bom logótipo que represente a sua marca junto dos seus clientes é a base para toda a sua futura publicidade e comunicação. Não se precipite, após todo o trabalho a estudar a sua marca é no logótipo que irá representar tudo isso visualmente junto do público, consulte um bom designer que o irá auxiliar a criar um bom logótipo. Sozinho é apenas uma imagem decorativa, junto ao resto da sua marca e identidade, é o que marca a diferença.

 

Consulte uma boa agência de design e branding para o acompanhar neste processo.

Estes são os primeiros passos na criação de uma marca, mas o trabalho está longe de terminado; no próximo artigo vamos ver a importância de ter um bom site e uma boa presença na internet.

One response to “Branding, a criação de uma marca – Parte 1

  1. Muito interessante seu post!

    Realmente oferecer qualidade é essencial entretanto gerenciar o branding ou seja o que os clientes pensam de nós é essencial mesmo.

    Abração!

Comments are closed.