A importância do Discurso de Elevador

Recentemente em conversa com um cliente tive a necessidade de o ajudar a criar um discurso de elevador, o que me levou a escrever este artigo;

Um discurso de elevador é importante para qualquer empreendedor, digo mesmo que é crucial.

Como vários autores afirmam:

“Hoje farei um discurso longo pois não tive tempo para preparar um mais curto.”

Um discurso de elevador é uma apresentação dos seus serviços ou produtos da forma mais resumida possível.
Será indicado que este discurso possa ser apresentado em 30 segundos.

Discurso de Elevador

O discurso de elevador ainda o ajudará a visualizar melhor o seu negócio e a criar outros textos importantes como por exemplo a página sobre nós do seu site.

Um caso prático

Imagine que durante o seu dia a dia encontra um potencial cliente à entrada de um elevador, terá apenas uma janela de 30-60 segundos para apresentar o seu serviço ou produto, criar interesse, entregar o seu cartão de visita e talvez agendar um contacto futuro.

É importante ter o seu discurso de elevador preparado e estar pronto para agir no momento certo.

Vamos agora ver os pontos importantes de um discurso de elevador

Apresentar o seu serviço ou produto

Um frase terá de ser suficiente para apresentar o seu serviço.

Fale numa linguagem normal evite vocabulário técnico ou específico da sua área, seja claro na informação que vai passar e seja rápido.

Por exemplo algo como:

“Eu sou um designer gráfico e faço logótipos, sites e outro material publicitário.”

Criar Interesse e uma boa impressão

Com os serviços ou produtos apresentados, é a altura de deixar uma boa primeira impressão e de criar interesse no seu negócio.

Tente mostrar o que o difere da concorrência, mostre o que o motiva nos seus serviços, diga algo que o potencial cliente recorde no fim desta curta conversa.

No meu caso eu diria:

“Ajudo os meus clientes a divulgarem os seus negócios e a melhorarem a sua imagem de forma a conseguirem os resultados que procuram.”

Entregar o cartão de visita e agendar um contacto

O potencial cliente já sabe o que faz ou o que vende, já sabe o que o diferencia dos restantes, agora é necessário entregar os seus contactos e preparar o terreno para que ele o contacte.

Tenha o seu cartão de visita à mão, sempre, mesmo de férias (conheça os nossos cartões de visita premium plastificados).
Ainda não tem um cartão de visita? Contacte-nos ou faça o seu próprio cartão de visita no Word.

Após o seu discurso de elevador entregue de imediato o seu cartão de visita e ao mesmo tempo que entrega o cartão chame o seu potencial cliente à acção, peça para que o contacte caso necessite de algum dos seus serviços ou diga que terá todo o gosto em trabalhar futuramente com ele; se já souber que ele precisa dos seus serviços tente agendar uma reunião, marque um dia, se deixar para “um dia destes ligo” esse dia pode nunca chegar.

Outras considerações

Treine o seu discurso ao espelho em voz alta (estou a falar a sério), repita-o tantas vezes quanto necessário e esteja preparado para o alterar regulamente.

Se tiver com dificuldades em escrever o discurso, comece por escrever textos longos e vá resumindo até ter o seu discurso de elevador.

Certamente este discurso irá permitir angariar muitos novos clientes que de outra forma passariam ao lado sem nunca saberem o que faz.

 

Qual é o seu discurso de elevador? Deixe o seu nos comentários.