3 erros que lhe estão a custar dinheiro

Tomar decisões sobre a divulgação do seu negócio é mais do que escolher onde vai colocar os seus folhetos; É necessário definir a mensagem a passar e qual a forma mais eficiente de criar o design, imprimir e distribuir o seu material impresso.

Existem erros que são fáceis de cometer, quer por pouca experiência ou por falta de informação. Vamos ver alguns dos erros mais comuns que lhe  estão a custar dinheiro.

Design Complexo e a Área de Impressão

Talvez o erro mais comum, exagerar no conteúdo dos seus folhetos e cartazes.

Se os seus olhos não param de se mover ao longo do seu folheto enquanto tenta concentrar-se em algo, então está demasiado complexo.

Existe uma ideia errada de que “espaço vazio é espaço desperdiçado”. Nada está mais longe da verdade; espaço vazio (white space) é agradável à vista, facilita a leitura e aumenta a concentração do leitor no que é importante. A Apple (iPhones e companhia) é uma empresa que usa e abusa do espaço vazio na sua comunicação e praticamente domina o mercado; Outros exemplos são anúncios recentes do ramo automóvel onde apenas está um carro, o nome e o slogan.

De que forma é que o design complexo me custa dinheiro?

Para não falar na perda de efectividade de comunicação (que fica para outro artigo), demasiada informação e um design demasiado complexo está a aumentar as seus despesas diretamente com a impressão.

Pense no seu material impresso, utiliza algum dos seguintes?

  • folhetos desdobráveis com páginas cheias de texto.
  • páginas A4 dobradas ao meio a descrever todos os seus serviços.

Então certamente pode poupar dinheiro!
Material com a descrição detalhada dos seus serviços é útil quando entregue em mão a um cliente já interessado, mas imprimir 5000 folhetos e colocar na rua? Reduza a informação ao essencial e verá que pode imprimir em material mais reduzido, diminuindo os custos.

Escolha do papel indicado

É fácil pensar que um papel mais grosso ou com um relevo especial lhe irá trazer melhores resultados; Mas será realmente necessário?

Se vai imprimir uma folha, para entregar em mão a potenciais clientes, com os seus principais serviços e/ou uma breve apresentação da sua empresa, então sim, escolha um papel “premium” que se destaque da concorrência.

Se a finalidade das suas impressões é a distribuição em massa na rua ou se é um folheto que as pessoas vão pegar, ler e descartar, então opte pelo papel mais económico, irá poupar nos custos com os mesmos resultados.

Excepções são empresas que pretendem passar a mensagem um elevado nível de serviço e qualidade, aqui é importante ter em atenção todos os detalhes, incluindo o tipo de papel.

Atenção às quantidades

Grande parte dos custos de impressão está na sua preparação; É por isto que o custo entre 1000 e 2500 folhetos difere tão pouco. 

Pondere se o que vai imprimir é possível de ser utilizado no futuro, verifique se existem referências a datas ou eventos que possam tornar o seu folheto inválido num futuro próximo.

Se preparar com antecedência a forma como vai distribuir os seus folhetos poderá optar por imprimir o dobro do material por uma fracção do custo original, poupando muito dinheiro no processo.

Concluíndo, tome atenção ao que vai imprimir, de que forma o vai fazer e quais as melhores quantidades para a sua campanha e poderá diminuir substancialmente os custos das sues impressões.